Você, empreendedor, tem conhecimento de que é preciso ter um olhar atento na hora de avaliar se seu negócio está rendendo lucros?
Esperamos que a esta altura, você já saiba que a figura de um contador qualificado é peça-chave fundamental para o sucesso. O que talvez não saiba é como a mágica acontece, certo?
Pensando nisso, hoje vamos te apresentar o balanço patrimonial, esta importante ferramenta é utilizada de forma estratégica na manutenção e desenvolvimento de uma empresa.
Chegando a ser considerada, como indispensável na hora de uma empresa enxergar o todo de sua situação contábil e econômica em dado recorte de tempo (os últimos 12 meses, geralmente, mas não é regra) o balanço patrimonial é um levantamento detalhado que descreve toda a situação financeira do empreendimento. E vale para companhias de qualquer porte.
Você já entendeu do que se trata o balanço patrimonial, mas ainda não sabe como este mecanismo pode fazer sua empresa crescer? Continue a leitura, iremos falar sobre isso nas próximas linhas.
O balanço de patrimônios leva esse nome porque não considera apenas os lucros do negócio. Isso é medido pelo fluxo de caixa, que aqui aparece apenas como um dos indicadores.
Na elaboração e análise de um balanço, são considerados todos os elementos que compõem o patrimônio total do empreendimento, sendo examinando, também, os investimentos, os investidores e as fontes de recursos.
Ainda, nem só de saldos positivos o balanço é feito: nele, também são analisadas dívidas e obrigações fiscais afeitas ao cotidiano do negócio.
Confira a seguir alguns dos principais benefícios da elaboração e acompanhamento de um balanço patrimonial.
Entendeu o que está em jogo? Este método é tão importante para a contabilidade de uma empresa porque, uma vez que essa equação não esteja bem ajustada, será questão de tempo para que seu orçamento se desestabilize e você se depare com as suas contas “no vermelho”.
Ao realizar uma aferir em detalhes a circulação de capital da empresa, a realização do balanço permite o desenvolvimento de outras ações estratégicas do negócio, como:
Leia mais: Planejamento tributário para prestadores de serviços: dicas essenciais para o sucesso
O balanço cumpre obrigações tributárias do artigo 176 da 6.404, que exige das empresas a apresentação de demonstrativos financeiros embasados na escrituração contábil do negócio, ao final de cada exercício social.
Nesse sentido, o balanço patrimonial é entregue junto com o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma organização.
Ambos os relatórios se completam no sentido de informar os rendimentos da empresa. Isso porque, você pode quitar algumas obrigações com o Fisco enquanto cuida de seu tesouro.
Agora que já entendeu como o balanço patrimonial pode salvar seu dia, fique tranquilo que vamos te mostrar como isso funciona na prática.
Um Balanço Patrimonial geralmente apresenta estrutura padronizada. Indica data de início e fim do relatório e é composto por três conceitos basilares:
Não está familiarizado com estes termos? Continue lendo o que nós explicamos para você.
São os componentes do “pólo positivo” da equação. Nele são apresentadas todas as variáveis que possam agregar valor econômico ao negócio. Equipamentos, imóveis, veículos, insumos em estoque são alguns demonstrativos. Aqui também se enquadram as contas a receber. São classificados em:
Representando os subtrativos, estão todas as despesas, tributações e obrigações e dívidas de uma empresa. Se subdividem em:
Leia também: Controle de custos na indústria: como a contabilidade pode ajudar
Feito o balanço entre dispêndios e arrecadações, é hora de verificar se seu empreendimento gerou lucro e o Patrimônio líquido será o resultado deste cálculo. É considerado o capital que a empresa possui disponível em caixa.
O Patrimônio líquido é indicador que demonstra o retorno financeiro obtido por sua empresa ao final de um determinado ciclo. Neste momento, o total de ativos deve ser equivalente ao de passivos.
O lucro gerado pode ser revertido em reserva financeira ou aplicado em investimentos ativos ou novos negócios.
Para tanto, ter conhecimento acerca de todas as etapas envolvidas na elaboração e análise de um balanço patrimonial permite a implementação de planejamento estratégico mais eficiente que oriente as nas tomadas de decisões mais seguras.
Além disso, contribui viabilizando uma visão mais clara sobre a qualidade dos ativos da empresa e as eventuais interferências negativas provocadas pelos passivos correntes.
Dessa forma, é possível analisar tendências para o futuro dos negócios, e identificar quais as oportunidades de captação de recursos para ganho de lucros.
Com mais de 50 anos de experiência, a OCG Contabilidade é uma referência em assessoria contábil. Temos a missão de tornar mais tranquilo o cotidiano de seu empreendimento, tomando frente em questões burocráticas para que você se foque em seu mercado.
Entre em contato conosco! Vamos oferecer as soluções personalizadas que seu negócio precisa para crescer.
Siga também nossas redes sociais, para estar sempre atualizado sobre o que há de novo em nossos serviços. Navegue por nosso blog, você vai encontrar muito mais conteúdos de seu interesse. Sugerimos: Impostos para comércio: conheça os principais impostos pagos